Sexta-feira, 14 de Novembro de 2014

Afinal os Enfermeiros existem

"Hoje de manhã surpreendi-me com a notícia de que o Sr Ministro da Saúde veio solicitar a desconvocação da greve dos enfermeiros marcada para 14 e 21 de Novembro por causa do surto de Legionella. É quase caricato que um surto de uma bactéria venha a dar importância a uma classe como a Enfermagem, há muito explorada e esquecida, quase totalmente debelada dos seus direitos às condições de trabalho e a um salário digno e compatível com as suas responsabilidades e funções.

Na carta do Ministério da Saúde, pode ler-se que ” solicita-se que, tendo em conta o interesse público e o cenário epidemiológico extraordinário atual, se dignem avaliar a oportunidade da paragem laboral já decretada, as consequências nos cuidados prestados às pessoas e a perceção social sobre a greve e os seus riscos”.

Pois bem, será que só agora e com os outros países de “olhos postos” no surto de Legionella em Portugal, é que passou a interessar as “consequências nos cuidados prestados às pessoas e a percepção social”? E as consequências de políticas de cortes e contenção que tem assolado a saúde em Portugal nos cuidados prestados às pessoas? Essas estão esquecidas? Estão esquecidas também as políticas economicistas que “obrigam” Enfermeiros a trabalhar turno atrás de turno em exaustão, muitas vezes obrigados a sacrificar-se para que esses ditos cuidados de saúde prestados às pessoas tenham a mínima qualidade, porque aparentemente mais ninguém quer saber disso?

É mesmo caricato que uma bactéria finalmente coloque no mapa uma classe profissional que há anos que alerta para estas “consequências nos cuidados prestados às pessoas e a percepção social”. Triste é que seja necessário que hajam surtos deste tipo para que os Enfermeiros ganhem o valor que sempre tiveram na saúde deste País.

Aguardemos então para ver as cenas do próximo capítulo, recordando que não foram os Enfermeiros que colocaram essa bactéria no ar e que a greve já estava convocada muito antes do surto surgir!!!! "

                                                                                       in Enfermeiros

publicado por oceanosemfundo às 09:00

link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Maio 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Alerta, fim de semana de ...

. Viajar

. New places

. O Verão a chegar

. 9 anos de oceanosemfundo

. Leitaria Lisboa

. The summer is coming slow...

. Bolo de laranja

. Snow days memories

. Pelo Instagram

.Contador de Visitas

.arquivos

.favorito

. O Natal já foi...

. Filmes de Natal

. Natal é....

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds