Terça-feira, 22 de Outubro de 2013

Ciao Firenze

De Veneza fomos até Florença numa agradável viagem de comboio. Florença é uma cidade linda e encantadora, com um charme especial.

É uma das principais cidades da Toscana. É muito conhecida por ser a capital da arte renascentista do século XV. Artistas como Botticelli, Miguel Ângelo e Donatello conseguiram transformar a cidade numa das maiores capitais artísticas do mundo.

O centro histórico de Florença é pequeno e a maioria das suas atracções pode ser visitada a pé.

 

 
Perdi o fôlego quando estive diante da imponente Catedral de mármore Duomo de Santa Maria del Fiore. É a quarta maior catedral da Europa e o mais alto edíficio da cidade.
 
 
O Arco do Triunfo em estilo romano na Piazza della Repubblica é uma paragem obrigatória. Da Piazzale Michelangiolo tivemos uma bela vista panorâmica da cidade, inclusivê a Ponte Vecchio. Comemos o melhor tiramisu na Trattoria La Casalinga. Um local familiar com comida caseira. Fica a sugestão para quem um dia visitar a cidade.
 
 
A Piazza della Signoria e o Palazzo Vecchio estiveram no centro da vida política e social de Florença durante muitos séculos. A Ponte Vecchio é um dos cartões de visita da cidade. Foi construída em 1345, é a mais antiga da cidade e a última de uma sucessão de pontes cuja história remonta até aos tempos romanos. Na ponte existem vários antiquários e joalharias. Na última foto estou sentada na ponte S.Trinita a apreciar a beleza da ponte Vecchio.
 

Foi na Gelateria Santa Trinita Firenze que comemos os melhores gelados de Itália. A Ponte S.Trinita também merece destaque. Segundo Giovanni Spadolini, que nasceu em Florença, é uma das mais belas pontes na Itália e uma das mais elegantes da Europa.
 
 
A cozinha Toscana é uma das mais ricas da Itália. Elegante e tradicional, a comida típica da Toscana é um convite ao prazer. O azeite de oliveira, os tomates, os cogumelos, os presuntos e os queijos estão em destaque nesta cozinha de inspiração camponesa. Foi em Florença que comi as massas e sobremesas mais deliciosas.
 
Desta cidade ficou muito pouco por ver. Mas o desejo de voltar é grande. Brevemente falarei de Pisa, uma cidade mais pequena mas igualmente bonita.
publicado por oceanosemfundo às 10:30

link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De momentosdisparatados a 31 de Outubro de 2013 às 08:25
Não é a hora mais indicada para comer essa comida, mas confesso que não hesitava nem um bocadinho se a tivesse à frente.
Que bom aspeto
De oceanosemfundo a 4 de Novembro de 2013 às 15:30
A comida italiana é maravilhosa. Mesmo antes de conhecer Itália já era fã, agora ainda mais :)

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Maio 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Alerta, fim de semana de ...

. Viajar

. New places

. O Verão a chegar

. 9 anos de oceanosemfundo

. Leitaria Lisboa

. The summer is coming slow...

. Bolo de laranja

. Snow days memories

. Pelo Instagram

.Contador de Visitas

.arquivos

.favorito

. O Natal já foi...

. Filmes de Natal

. Natal é....

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds